Perguntas Normalmente Feitas

Vamos deixar as coisas mais simples

É Claro Que Você Deve Ter Algumas Perguntas.

Algumas dúvidas são comuns quando falamos de financiamentos ou de captação financeira para grandes projetos. Aqui estão algumas respostas que podem lhe ajudar:

F.A.Q’s

Frequently asked questions

O que classifica um projeto de captação de recursos para a NetProj?

Projeto de captação de recursos é um procedimento estratégico dentro de uma organização, pois deriva de uma análise de demanda de investimentos, com vistas a financiar a implantação um novo empreendimento, ou sua expansão, ou ainda para ajustar linhas de produção, assim como desenvolver novas tecnologias, dentre outros aspectos também relevantes.

É, normalmente, a etapa seguinte de um estudo de viabilidade (técnica e/ou econômico), documento este que justifica a decisão de investimento. Os projetos de captação de recursos cumprem também a função de demonstrar a Instituição Financeira (escolhida), dentro do formato por esta exigido, o que será feito, como, porque, quando, se há competências para justificar tal decisão.

De que maneira a Netproj trabalha?

Fundamentalmente entendendo a necessidade da organização, analisando e validando as oportunidades e os riscos inerentes a decisão. Com base neste conjunto de informações é buscada a solução com maior aderência, afim de que os objetivos corporativos sejam atendidos, da melhor forma e velocidade possível.

A Consultoria se apoia no entendimento da necessidade da organização, empregando metodologia própria de análise, denominada iMW® a qual encontra-se alinhada a um conjunto de outras metodologias já adotadas pelo mercado como um todo, quer para definição e solução de problemas, quer de análise de oportunidades e riscos, quer de gestão de processos e de inovação, dentre outras.

Como os valores dos projetos são captados?

Obedecendo as intrincadas regras das Instituições Financeiras e/ou de Desenvolvimento. Dentre o portfólio de Instituições nacionais e internacionais que operamos constam: BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento para o Extremo Sul), BID (Banco Inter Americano de Desenvolvimento), ACA (Associação de Cooperação Acadêmica da Bélgica); GTZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica); AUSAIDI (Agência Australiana para Desenvolvimento Internacional); ACDI (Agência Canadense de Desenvolvimento); CIMO (Agência de Cooperação Internacional da Finlândia); AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento); JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional); USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional); dentre outras, respeitando sempre, as linhas de apoio vigentes.

Qual o modelo de remuneração da Netproj?

Nossos honorários para execução dos serviços profissionais a serem prestados as empresas, os quais serão devidamente detalhados junto ao item escopo e considerando estimativa do prazo de execução do mesmo serão definidos de acordo com o tipo de contratação.

Também não estão inclusas as despesas com viagens, estadia e alimentação, as quais, quando antecipadas pela NETPROJ, deverão ser reembolsadas pelo Contratante. Estas despesas apenas serão realizadas com previa autorização da contratante e devem estar diretamente relacionadas à execução do projeto.

Salientamos que essas despesas, devidamente controladas, serão incorridas exclusivamente em situações inerentes à prestação de nossos serviços.

Como dimensiono a correta necessidade de investimento do meu empreendimento, ou projeto?

Entre em contato conosco, devido a complexidade dos projetos deverá solicitar uma avaliação inicial.

Qual o limite dos valores captáveis?

A regra de determinação de limite de captação depende de cada Instituição. Partindo do pressuposto que se está captando recursos para suportar uma expansão do empreendimento, normalmente a determinação reside na análise do empreendimento, suas forças e fraquezas, assim como de seus acionistas. Em a captação estar sendo destinada a implantação de um empreendimento, a análise pode observar outras variáveis, além da capacidade de geração de valor do empreendimento, de suporte dos acionistas e outras garantias, poderão ser exigidos estudos econômicos, tal como um estudo de viabilidade, com definição de cenários para sustentação do empreendimento, dentre outros fatores tão importantes quanto, tal qual um estudo de mercado, por exemplo.

A captação de recursos financeiros é feita apenas no Brasil?

Preferencialmente sim, pois a exigência de ingresso de recursos externos para capitalização de empreendimentos possuem regras específicas, conforme instruções do Banco Central, todavia poderão ser adotados desde que se configure como sendo a melhor estratégia para viabilizar a operação.

Fale Conosco

Como podemos ajudar a sua empresa?